Reeducação Postural Global

Na abordagem clássica o corpo é tratado de forma segmentada. Por exemplo, uma dor no ombro é geralmente vista como um problema local e o tratamento envolve apenas os músculos presentes nessa articulação. Já a proposta de globalidade considera o sistema muscular de forma integrada, em que os músculos se organizam em cadeias musculares. Utilizando esta técnica, o fisioterapeuta identifica o comprometimento das cadeias musculares e, a partir daí, trata-se as causas e as conseqüências.

 

Veja como uma postura incorreta bagunça as suas costas:

 

1 - NERVOS PRESSIONADOS
Uma posição esquisita ou mesmo o nervosismo do dia-a-dia podem contrair demais a musculatura. Ela, então, comprime os nervos, que podem socorro ao cérebro - é a dor.

 

2 - COLUNA DESVIADA
A resposta imediata do corpo é procurar outra posição. Ledo engano. Na tentativa de poupar a área contraída, a mudança pode empurrar as vértebras da coluna para uma posição errada. Elas também comprimem o que está ao redor. Lá vem mais dor.

 

3 - SE O ERRO VIRA HÁBITO
As vértebras mal posicionadas facilitam o deslocamento de amortecedores existentes entre elas - os discos. Esse escape é a famosa hérnia, que aperta pra valer nervos bem compridos, causando dor em todo o seu trajeto.

 

O tratamento é feito em consultas com uma média de 1 hora, em geral uma vez por semana. Podendo ser necessário, em alguns casos, acelerar para duas vezes por semana. Dependendo do problema, pode ser necessária apenas uma sessão (no caso de uma lesão recente) ou muitas (numa escoliose infantil, que terá que ser “vigiada de perto” e acompanhada durante todo o crescimento). A duração do tratamento também varia muito, pois depende do que há a corrigir. Mas logo na primeira consulta, quando se faz a primeira avaliação, pode-se ter uma primeira previsão do tempo que será necessário.

 

Um dos principais objetivos da reeducação postural global é tratar desvios posturais, e suas dores decorrentes, através da correção das desarmonias do corpo. A reeducação postural global é indicada não somente para os que sentem dores, mas também para quem busca equilíbrio. Outras aplicações comuns da reeducação postural global incluem tratamento de dor nas costas e nas articulações, problemas de sono e tensões musculares.